kathia-castilho-abepem-moda-cultura

Congresso Internacional de Moda é realizado em João Pessoa

Postado em 11. set, 2016 por em Eventos

O maior congresso científico de Moda no Brasil volta ao Nordeste. O 12º Colóquio de Moda será realizado de 11 a 14 de setembro, em João Pessoa-PB, no Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. O Colóquio de Moda é um espaço de circulação de informação da produção acadêmica e de diálogo entre os envolvidos em cursos de Graduação e programas de Pós-Graduação em Moda e profissionais de áreas que estão relacionadas ao tema como Design, Administração, Marketing, Jornalismo, Artes Visuais, Artesanato, entre outras.

Trata-se de um evento internacional e a Unipê foi o local mais adequado. A universidade oferece graduação em Design de Moda desde 2008 e Pós-Graduação Lato Sensu em Produção de Moda e Styling desde 2013 . “Já queríamos voltar a realizar o Colóquio de Moda no Nordeste, e o curso tem ótima avaliação pelo  Ministério da Educação – MEC”, endossa Kathia Castilho, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda – ABEPEM – instituição que realiza o evento.

coloquio-de-moda-joao-pessoa

 

kathia-castilho-abepem-moda-cultura

Kathia Castilho, presidente ABEPEM, associação que promove o Colóquio de Moda.

De acordo com a pesquisadora, a expectativa no evento é encontrar pessoas que reservaram este período de tempo para estarem juntos, refletindo e articulando o crescimento da moda brasileira. “Importante é nos aproximarmos de vocações da moda nacional. O algodão e o couro são produtos relevantes para alicerçar pesquisa e formação. As Universidades precisam ser aliadas e investir na aproximação do aluno neste cenário real e promissor da moda”, diz.

Entre as novidades desta edição do Colóquio de Moda, está a inserção de mesas temáticas, que possibilitam conversas sobre setores de produção importantes para a região (algodão colorido, couro, a relação com o artesanato), o Circuito Moda e Cultura PB – um curso a céu aberto com visitas a pontos da cadeia produtiva de Cultura. E o Canal Abepem no Youtube que pretende trazer questões sobre educação e pesquisa ao longo de todo o ano.

 

Vista aérea do campo da Unipê onde será realizado o 12º Colóquio de Moda.

Vista aérea do campo da Unipê onde será realizado o 12º Colóquio de Moda.

No 12º Colóquio de moda haveráo 11º Fórum das Escolas de Moda e a presença de um grupo — membros do Colegiado Setorial de Moda que faz parte do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura CNPC – MinC.Embora a situação política esteja conturbada o grupo foi eleito pela sociedade civil e está disposto a trabalhar para a efetivação, cada vez maior da Moda como Cultura”, explica.

Além das mesas, apresentação de trabalhos, congresso de iniciação científica e lançamento de livros, o evento destaca a produção local em exposições. Esta prevista a mostra do projeto Segunda Pele – Algodão Colorido da Paraíba, realizado no primeiro semestre em João Pessoa, além de mostra Fios e Tramas, com reutilização de resíduos eletrônicos em acessórios de Moda e que faz parte da extensão do curso de Moda da Unipê até um “Redário” instalação feita pela Santa Luzia Redes e Decoração que é um dos patrocinadores do concurso GG Moda promovido pela Abepem e Editora Gustavo Gili Brasil.

12º Colóquio de Moda 2016 em João Pessoa
Dias: 11 a 14 de setembro de 2016
UNIPÊ- Centro Universitário de João Pessoa
BR 230 – Km 22, Água Fria – CEP 58053-000 - João Pessoa – PB - Brasil
Fone: 0800 707 9210 

Deseja receber nossas atualizações gratuitamente?
É simples: Digite seu e-mail!
Related Posts with Thumbnails

Tags: ,

No comments.

Comente, opine e compartilhe